Johnny dos Santos

domingo, 18 de março de 2007

Fobias

Quantos de vocês farão a mínima ideia de quantas fobias estão identificadas pela psicologia? Eu não fazia a mínima ideia…

Descobri nesse maravilhoso meio de consulta chamado Wikipédia uma lista dessas fobias. Relembro que fobia é ter medo ou pânico de alguma coisa, ou seja, muito mais que um simples… Não gosto disto ou daquilo.

Existem malucos para tudo, todos nós conhecemos pessoalmente alguns óptimos exemplos mas se existem fobias normalíssimas como a “Azinofobia” (medo de apanhar do pai), fobia normal quando temos 12 anos e fazemos asneiras umas a seguir ás outras. A Balistofobia (medo de mísseis), a Tafofobia ou tafefobia (medo de ser enterrado vivo) ou a Atomosofobia (medo de explosões atómicas), sim, eu também tenho estas todas… Até aqui normal, aumentamos a nossa cultura geral, lemos uns palavrões que têm que ser quase soletrados para não enrolar a língua e morrer engasgado, mas, tudo bem.

Agora… há fobias verdadeiramente fantásticas, como a Sarmassofobia ou Malaxofobia (medo de fazer amor), Sesquipedalofobia (medo de palavras grandes), como é que será ter medo de palavras grandes? Se conhecerem alguém digam-me. Mas calma, também existe a Fronemofobia (medo de pensar) e a Ablutofobia (medo de tomar banho).

Existem fobias tipicamente femininas. Exemplo, vai um homem a conduzir e a mulher vai ao lado, ela invariavelmente mostra sinais de Tacofobia (medo de velocidade) normalmente associada á Distiquofobia (medo de acidentes). Também muito comum nas senhoras é a Obesofobia ou Pocrescofobia (medo de ganhar peso).

Há depois fobias com as quais deve ser difícil viver como a Clinofobia (medo de ir para cama) ou a mais que contraditória Fobofobia (medo de fobias)... nem comento. Mais grave… Pantofobia ou Panofobia (medo de tudo) e, eu gosto desta…
Estasibasifobia ou Estasifobia (medo de ficar de pé ou andar)!

Vamos agora para a melhor parte, as fobias que eu não sabia que seria possível alguém ter. Relembro mais uma vez que estamos a falar de pânico ou medo mórbido de algo como a Assimetrofobia (medo de coisas assimétricas), a Priapofobia (medo do órgão genital masculino em tamanho exageradamente grande) (cuidado aonde baixam as calcinhas meus amigos :p), a Japanofobia (medo de japoneses) e a Biofobia (medo da vida) esta então deve ser mesmo muito má de se lidar…

Existem algumas que podem dar jeito a toda a gente, principalmente a malta perguiçosa, a partir da agora existem desculpas para algumas coisas, por exemplo, qualquer pessoa para fazer boa figura pode declarar sofrer de Ergofobia (medo do trabalho), ou melhor, se morarem com alguém que reclama de não ajudarem nada lá em casa, principalmente na cozinha, afirmem sofrer de Mageirocofobia (medo de cozinhar), pode ser que cole, e só para terminar, se habitualmente chegarem tarde não se esqueçam desta, Nostofobia (medo de voltar para casa). Bem jeitosa :)

2 comentários:

Ka disse...

Ahahahaha, muito bom!!!
Gostei especialmente da Estasibasifobia ou Estasifobia (medo de ficar de pé ou andar) e da Japanofobia (medo de japoneses).

Anónimo disse...

lol
fiquei com medo.